Pages

Chapada Diamantina Lago Azul

























A principal porta de entrada para a Chapada, está a 400 quilômetros de Salvador. Seus casarões dos anos 1920 e ruas estreitas são a base para explorar o principal destino de ecoturismo do Brasil, o Parque Nacional da Chapada Diamantina. Fica na cidade também o melhor hotel da região, o Canto das Águas, à beira do Rio Lençóis, que dispõe de uma sala de massagem entre a copa de árvores  e mima seus hóspedes preparando lanches para levarem nos passeios. Há também outros destinos nos arredores do Parque Nacional que servem de base para o turista.

Para conhecer as impressionantes paisagens do Parque Nacional é preciso andar muito. Escalar, cavalgar, fazer rapel, canoagem ou mergulho também são alternativas para cumprir o checklist obrigatório, que inclui o Morro do Pai Inácio (lá de cima, a vista que se tem da Chapada Diamantina emociona); as grutas da Pratinha, de águas transparentes e peixes coloridos, e da Torrinha, com formações de estalactites; e a Cachoeira da Fumaça, no Vale de Capão, cujas águas que caem de uma altura de quase 400 metros nem chegam a tocar o chão, dispersando-se numa nuvem de fumaça que forma um cenário bem incomum. Para guardar tudo para sempre, conte com sua memória, claro, mas tenha sempre uma máquina fotográfica por perto.

De dezembro a fevereiro, as diárias sobem e as trilhas lotam -- em compensação, as cachoeiras estão com maior volume d'água. Em junho, tem festa de São João e, em eagosto ou setembro, o Festival de Lençóis. No período entre novembro e janeiro pode chover bastante, enquanto de abril a setembro as águas dão trégua e as temperaturas não são tão extenuantes.